Com o avanço da tecnologia e das transações online, empreendedores passaram a ver na internet um caminho para expandir seus negócios e mantê-los em funcionamento durante a pandemia. Em contrapartida, consumidores que não queriam sair de casa aderiram o e-commerce como alternativa para continuar comprando produtos e serviços.
Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mostrou que as fraudes financeiras cresceram significativamente contra os brasileiros durante a pandemia. Importante informar que, a responsabilidade pela segurança é compartilhada, comerciantes e bancos devem cuidar de seus ambientes digitais.
Segundo a ClearSale, empresa especialista em soluções antifraude, a maior parte das tentativas de golpe identificados nesse período foi o phishing, técnica de engenharia social usada para ludibriar usuários e obter informações confidenciais como nome de usuário, senha e informações do cartão de crédito.
O Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian evidenciou que o primeiro semestre de 2021 teve movimentações possivelmente fraudulentas a cada 8 segundos. Foram 1,9 milhões de ataques ao longo dos seis primeiros meses do ano, um aumento de 15,6% com relação ao mesmo período de 2020 e o maior volume já registrado no semestre desde o início do índice, em 2011. O levantamento também mostrou a idade das pessoas que sofreram os ataques, identificando que esta alta foi puxada principalmente pelas ações contra pessoas de até 25 anos, cujo crescimento foi de 19,3%. Veja:
Quais são as fraudes com maior incidência? As mais recorrentes são: propaganda enganosa, golpes através de compra e venda de produtos, roubo de dados, boletos falsos, aberturas de empresas, falso motoboy, golpe do delivery, compras usando dados de cartão de crédito/débito e golpes através do WhatsApp.
O que fazer para evitar fraudes? Pesquisar se o site é de confiança, receber notificações em tempo real das transações do cartão e checar a segurança do site através do cadeado de segurança, antes de realizar compras ou transações online.
Muitos negócios fraudulentos foram criados nas redes sociais para dar golpes, principalmente no cenário pandêmico que viemos enfrentando. É preciso ficar atento a tudo que é oferecido na internet e tomar cuidado com as promoções e anúncios, pois nem tudo pode ser verdade.
É importante buscar adquirir produtos e serviços em negócios confiáveis, ou seja, verificar a autenticidade do vendedor/anunciante. Não passar nenhuma informação pessoal por telefone, e-mail ou whatsapp, pois isso pode ser muito prejudicial.
Referência:
https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/analise-de-dados/brasileiros-sofrem-uma-tentativa-de-fraude-a-cada-8-segundos-revela-levantamento-da-serasa-experian/
https://blogbr.clear.sale/fraude-no-e-commerce-entenda-este-fen-meno-e-saiba-quais-s-o-os-principais-tipos
https://antifraudes.febraban.org.br/